O PACC tem como política regular estimular atividades de pesquisa que gerem a coleta e a produção de registros e documentos que, ao término da pesquisa e/ou sua publicação, são agregados e abertos à consulta pública. Os arquivos de Cultura Contemporânea constituem este setor de documentação do Programa.

Sua formação, ao longo de mais de duas décadas, é o resultado de ações empreendidas pelo meio acadêmico, por representantes de movimentos sociais e por agências de apoio à pesquisa, como a Fundação Ford que, conjuntamente, investiram na constituição das coleções, resultados de pesquisas interdisciplinares sobre política e cultura pós 64, a questão das relações raciais, de gênero, etnicidade e imigração, e projetos diversos nas áreas de mídia e cultura no Brasil a partir da segunda metade do século XX.

Esta perspectiva de pesquisa que enfatiza a valorização de registros, pouco contemplados por políticas usuais de construção e preservação da memória, perpassa toda a documentação, conferindo-lhe um perfil único de relevante significado acadêmico e social.

As coleções Relações Raciais e Etnicidade e Imigração pertencem à Associação Cultural de Estudos Contemporâneos, ACEC, e estão depositadas em comodato na Biblioteca da UFRJ.

Nos campos abaixo você pode pesquisar todo o conteúdo do nosso acervo. Para realizar pesquisas em determinadas coleções, utilize os links abaixo:

Para esclarecimentos sobre como consultar o ACERVO, clique aqui no tutorial.

Digite palavra ou expressão a pesquisar: