Coleção Heranças e lembranças
Coordenação: Susane Worcman.

Reúne documentos sobre os imigrantes judeus de diversas origens que chegaram ao Brasil nas primeiras décadas do século XX.

A coleção está disponível no site do Museu da Pessoa – http://www.museudapessoa.net/herancas/ – e contem a transcrição de entrevistas realizadas com imigrantes judeus, fotografias de familiares cedidas pelos entrevistados e reproduções de objetos e documentos além de cartazes referentes a eventos relacionados ao tema.

Coleção Memória da SAARA
Coordenação: Susane Worcman.

Reúne documentos sobre a história das ruas do centro da cidade que compõem a Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (SAARA), onde, desde as primeiras décadas do século XX, convivem imigrantes de diversas origens, principalmente árabes e judeus, mas também coreanos, chineses, portugueses, espanhóis, armênios e outros. A coleção, formada entre 1994 e 1996, contém depoimentos[U1] , fotos e vídeo.

Coleção Teatro Ídiche no Brasil
Coordenação: Susane Worcman

Traz uma ampla documentação, recolhida entre os anos de 1996 e 2000, sobre o teatro encenado por imigrantes judeus no Rio de Janeiro e em seis outras cidades do Brasil: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Inclui depoimentos audiovisuais de Henrique Blank e Carlos Gibelman,, cartazes e programas de peças de teatro, material divulgado na imprensa, reproduções fotográficas e projetos de cenários.

Etnicidade e imigração – dispersos

Escolha um assunto

e/ou digite palavra ou expressão a pesquisar: