Coleção Heloisa Buarque de Hollanda

Contém grande parte do material gráfico e audiovisual reunido por Heloisa Buarque de Hollanda, durante o desenvolvimento das pesquisas que realizou sobre a produção cultural e as manifestações sócio-políticas que marcaram as décadas de 1960, 1970 e 1980 no Brasil.

Nela, encontram-se gravações sonoras de entrevistas utilizadas  na elaboração dos livros Impressões de Viagem (1979), Cultura e Participação nos anos 60 (1982), Pós Modernismo e Política (1991) e O Feminismo como Crítica da Cultura 1994. Inclui, ainda, depoimentos gravados para a produção dos documentários cinematográficos: Dr. Alceu (1981), Joaquim Cardozo (1980) e Xarabovalha, o teatro independente nos anos 70 (1978) e uma série de gravações sonoras que correspondem ao Programa Café com Letra, produzido e apresentado por Heloisa Buarque de Hollanda, Charles Peixoto e Ronaldo Santos,  transmitido pela rádio MEC, entre os anos de 1978 e 1980.

 Coleção Helena Salem

Reúne  entrevistas transcritas que serviram para a elaboração do livro Nelson Pereira dos Santos; o sonho impossível do cinema brasileiro de Helena Salem, publicado em 1987 pela Editora Nova Fronteira;

e as entrevistas utilizadas para a elaboração do livro  Leon Hirszman – o navegador das estrelas, de Helena Salem, publicado pela Editora Rocco em 1997. O trabalho de coleta destas entrevistas e organização da documentação teve o apoio da Fundação Rockefeller.

Coleção Zuenir Ventura

Contém documentos impressos e gravações sonoras reunidos pelo jornalista Zuenir Ventura para a elaboração de seu livro 1968, o ano que não terminou, publicado em 1988 pela Editora Nova Fronteira. Oferece o acesso às gravações sonoras das entrevistas e aos rascunhos e manuscritos do livro, além de importantes cartas, panfletos, entrevistas, depoimentos, revistas e  jornais de época.

Inclui gravações sonoras com entrevistas e depoimentos utilizados na elaboração do livro Inveja – Mal Secreto (1998) e na pesquisa do autor sobre drogas e dependência química.

Compreende ainda os manuscritos de Genésio Ferreira da Silva – principal testemunha de acusação do assassinato do seringueiro Chico Mendes – compilados pelo jornalista. A entrevista de Zuenir com Genésio pode ser ouvida no Portal Literal: http://portalliteral.terra.com.br/zuenir_ventura/bau/arquivosonoro/arquivosonoros.shtml


e/ou digite palavra ou expressão a pesquisar: