Imprensa e Mulher – (1977 – 1990)
Coordenação: Heloisa Buarque de Hollanda

Conjunto de recortes de jornais referentes ao período entre 1977 e 1990 que tratam de temas ligados à mulher e ao feminismo.

Mulheres da Periferia
Coordenação:  Heloisa Buarque de Hollanda, Claudia Ferreira e Numa Ciro.

Transcrições das entrevistas realizadas, durante o ano de 2009, no contexto do projeto “Nova expressão das Mulheres da Periferia” cujo objetivo foi traçar um perfil de mulheres que exercem atividades artísticas e/ou culturais em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. As fotos produzidas ao longo do trabalho podem ser visualizadas no site “Memória e Movimentos Sociais” http://www.memoriaemovimentossociais.com.br/bancodeimagens/thumbnails.php?album=9

Esta pesquisa foi realizada com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM

Mulheres nas artes plásticas – Anos 1975-1985
Coordenação de Heloisa Buarque de Hollanda.

Reúne cartazes sobre a produção feminina nas artes plásticas recolhidos por ocasião da elaboração do livro Artistas Plásticas no Rio de Janeiro – 1975-1985, série Quase Catálogo, publicado pelo Centro Interdisciplinar de Estudos Culturais (CIEC/UFRJ) e Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, em 1993.

Cinema realizado por mulheres no Brasil
Coordenação de Heloisa Buarque de Hollanda.

Reúne um acervo sonoro com depoimentos de história de vida de algumas das mais expressivas cineastas brasileiras: Ana Carolina, Rose Lacreta, Ana Maria Magalhães, Assunção Hernandez e Lucy Barreto. Há, ainda, um conjunto de cartazes e filmes realizados por mulheres. Parte deste acervo está disponível no volume  Realizadoras de Cinema no Brasil: 1930/1988, série Quase Catálogo, publicado pelo CIEC/UFRJ em 1989.

Relações de gênero – dispersos

Escolha um assunto

e/ou digite palavra ou expressão a pesquisar: