Coleção Centenário da Abolição
Coordenação: Yvonne Maggie.

Material coletado ao longo de um amplo levantamento sobre as comemorações do centenário da Abolição em todo país, em 1988.  Realizado com o apoio da Fundação Ford, formou-se esta coleção, única no Brasil, que contém fotografias, cartazes, documentos impressos e manuscritos incluindo: registros etnográficos, transcrições de entrevistas, textos acadêmicos, além de extensa hemeroteca referente à divulgação na imprensa, rádio e TV, dos eventos ocorridos nesse ano.

Coleção Movimentos negros no Rio de Janeiro
Coordenação: Márcia Contins.

Reúne documentos – recolhidos e produzidos entre 1993 e 1995 – sobre o processo de institucionalização e a atuação dos movimentos negros, bem como de órgãos do Estado voltados para a questão do negro no Rio de Janeiro, a partir da década de 1960. Inclui depoimentos (gravações sonoras e transcrições) de lideranças representativas, militantes de diversas instituições não-governamentais e membros de órgãos do Estado, criados com o fim de promover o combate à discriminação. Além das entrevistas, o acervo contém fotografias e documentos legislativos.  A pesquisa é resultado de um acordo de cooperação entre a UFRJ, os movimentos militantes e a Fundação Ford e gerou o livro Lideranças Negras (2005, Aeroplano).

Foram incorporados a esta coleção todos os fascículos do Jornal Maioria Falante, doados por Togo Yoruba (Gerson Miranda Theodoro), um dos fundadores deste periódico, que circulou entre 1987 e 1996.

Memória de famílias negras no Rio de Janeiro
Coordenação: Gizelda  Melo do Nascimento

Reúne gravações sonoras de entrevistas com mulheres negras, realizadas entre os anos de 1992 e 1994, sobre a história de suas famílias. Abordam as relações intrafamiliares, a religião e a escravidão no estado do Rio de Janeiro.

Cor e educação
Coordenação: Yvonne Maggie e Glaucia Villas Bôas

Contém material reunido pela pesquisa Cor e educação: Políticas alternativas de combate à exclusão  (1998 – 2000) realizada em cooperação com o Laboratório de Pesquisa Social do IFCS/UFRJ, o Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Viçosa e o Departamento de Ciências Sociais da UERJ. Compreende gravações sonoras e impressos sobre ação afirmativa, cotas, escravidão, líderes negros, pré-vestibular para negros e carentes, questões raciais e racismo.

Participaram desse projeto os pesquisadores: Ilana Strozenberg, Márcia Contins, Maria Helena M. Castro, Mônica Grin, Rosana Heringer e Peter Fry.

Cor do Mercado
Coordenação: Ilana Strozenberg e Mônica Machado

Contém material coletado e produzido pela pesquisa que se dedicou à analise do discurso publicitário e dos consumidores sobre relações raciais, no período de 2001 a 2004. Os documentos dividem-se em: correspondências, recortes de periódicos impressos e eletrônicos, transcrições de entrevistas, projetos acadêmicos, programação de seminários e eventos, reprodução de material publicitário.

Relações raciais – dispersos

Escolha um assunto

e/ou digite palavra ou expressão a pesquisar: