Assista abaixo o documentário Sobral no Plural, parte do trabalho de Nilson Almino de Freitas (UVA/Sobral-CE) apresentado no PACC. Os filmes produzidos pelo Laboratório das Memórias e Práticas Cotidianas – Labome e que são exibidos no projeto Visualidades em breve estarão disponíveis neste mesmo canal do Vimeo.

Brasil – 2010 – 51′
Sinopse: Primeiro filme de docentes da UVA, o documentário “Sobral no Plural” mostra como trajetórias e visões diferentes sobre a cidade de Sobral, no interior do Ceará, se misturam e, ao mesmo tempo, se distanciam. Parte-se do pressuposto que Sobral é muito mais do que uma estampa que pretende representar algo estável e fixo, como acontece com a História oficial usada para a aplicação de uma política de preservação do patrimônio histórico nacional em 1999: ela é dicotômica, múltipla e plural, centro e periferia, urbana e rural. Caminhando pela cidade ao longo de um dia, Nilson Almino e Paulo Passos vão encontrando seus interlocutores e conversando sobre a tradição e o momento atual da cidade, ao passo em que trajetórias individuais são reveladas. Alguns termos que caracterizam Sobral são questionados, como o que a qualifica como cidade iminentemente católica. O documentário apresenta a religiosidade de seus habitantes, dando voz à multiplicidade de crenças a partir de líderes religiosos: um padre, um pastor evangélico e um pai de santo.

Ficha técnica: Pesquisa: Nilson Almino; Roteiro, produção e direção: Nilson Almino e Paulo Passos; Imagens e som direto: Ivanésio Silva e Janilson Neves; Direção de Still: Hudson Costa; Edição e finalização: Janilson Neves, Nilson Almino e Paulo Passos; Com depoimentos de: Adalberto Mendes, Agenor Júnior, Alexandre Veras, Campelo Costa, Dona Marizô, Edvar Freire Filho, Expedito Vasconcelos, Fefeu, Giovana Girão, Osvaldo Aguiar, Pai de Santo Padrinho, Pe. Gonçalo, Pr. Wellington Marques, Rui Aragão, Seu João Paula, Seu Sebastião.