Assista aos vídeos do Colóquio Ética, Informação e Alteridade, promovido pelo PPGCI/IBICT-UFRJ, Liinc, PACC-UFRJ e PPGMC-UFF, em 21/06/13, no IBICT/Rio.

Palestrantes: Márcio Tavares D’Amaral e Paulo Blank.
Debatedora: Leonora Corsini.
Mediação: Marco Schneider, pesquisador associado do PACC.

Para assistir, clique nos nomes abaixo:
  • 1. Marco Schneider (IBICT) 
    Abertura

  • 2. Marcio Tavares D´Amaral 
    Uma ética da multiplicidade: Aristóteles, a Santíssima Trindade e o pensamento único
    A cultura pós-moderna, o pensamento único num mundo globalizado pelo consumo. O princípio do Mal: o Outro pode perecer. A questão de unidade x multiplicidade como formulada na Lógica de Aristóteles, contraditada pelo cristianismo originário e tecnologicamente eliminada no pensamento pós-moderno. Uma resistência não ressentida, o amor.

    Márcio Tavares D’Amaral é professor emérito da ECO-UFRJ e Coordenador do IDEA (Instituto de Estudos Avançados-ECO-UFRJ)

  • 3. Paulo Blank
    Uma ética da multiplicidade: a desleitura talmúdica da “Torre de Babel”
    Enquanto no imaginário ocidental o mito de Babel representa a dispersão das línguas como castigo, a desleitura Talmúdica da Bíblia Judaica oferece a visão de um projeto originário, divino, em que a multiplicidade de línguas surge como garantia de resistência ao poder do discurso único.

    Paulo Blank é psicólogo, psicanalista, Doutor em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ), pesquisador associado do IDEA e pesquisador independente do judaísmo

  • 4. Lenora Corsini
    Debate com a participação dos expositores

    Leonora Corsini é pesquisadora do LABTec/UFRJ, Psicóloga, Doutora em Serviço Social, em estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/IBICT-UFRJ.