idea_thumbO IDEA – Programa de Estudos Avançados – ECO/UFRJ convida para o Encontro História Filosofia Religião – Conversações 3, Tradição e pós-modernidade: a presença de Deus na cultura contemporânea. Com coordenação e moderação do Prof. Marcio Tavares d´Amaral (IDEA-ECO/UFRJ), o Encontro no próximo dia 19 de outubro de 2013 (sábado), na Sala Vianinha, ECO/UFRJ (Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha – Rio de Janeiro/RJ), das 9h30 às 13h, com exposições e debate aberto ao público. A participação no Encontro é gratuita. É necessário enviar uma mensagem para o endereço  hfrconversacoes@gmail.com  informando nome e atividade/função que exerce, assim como a instituição a que está vinculado(a).

Depois de duas edições, o Encontro História Filosofia Religião: Conversações se propõe a discutir a presença de Deus na cultura contemporânea, entre a tradição e a pós-modernidade. A questão é oriunda e remanescente dos debates dos anos anteriores sobre a delimitação de um novo campo de investigação envolvendo as interfaces das três áreas que constituem o título do Encontro (2011) e sobre a noção de “fim da História” (2012). Este ano, mantém-se a proposta de abordar o tema central a partir das diferentes perspectivas de estudo e pensamento dos palestrantes convidados.

:: Palestrantes e temas

ERICK FELINTO – Caminho da gnose, caminho do amor: as duas vidas do espírito
Professor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Pesquisador do CNPq.

FERNANDO FRAGOZO – Alteridade e acontecimento
Professor da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Pesquisador do Programa IDEA.

MARCIO TAVARES D´AMARAL – Se Deus morreu, para onde foi a verdade?
Professor titular emérito da Escola de Comunicação da UFRJ. Coordenador e pesquisador do Programa IDEA.

MARIA CLARA BINGEMER – A questão de Deus em um mundo secular e plural
Professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Coordenadora da Cátedra Carlo Maria Martini da PUC-Rio. Pesquisadora do CNPq. Membro do corpo editorial da revista Concilium.

PAULO BLANK – Antes e depois de Auschwitz: o silêncio de Deus e a palavra da Torah
Psicanalista. Pesquisador independente de Pensamento Judaico. Pesquisador associado ao Programa IDEA.