flizo_thumbConstruir uma agenda de atividades e programações culturais permanentes na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, fortalecendo a literatura e a economia criativa como pauta contando com a parceria e recursos das empresas da região. Este é o principal objeto da FLIZO – Festa Literária da Zona Oeste, que teve inicío em 30 de setembro e segue até o próximo dia 1. de novembro. O público foco da FLIZO são estudantes de escolas públicas, professores e coordenadoras de salas de leituras, docentes e discentes do ensino superior dos cursos da área de humanas, moradores da região, organizações de projetos socioculturais, pontos de leituras, artistas e produtores oriundos dos sete bairros selecionados da Zona Oeste que não têm acesso a ações neste segmento – Santa Cruz, Sepetiba, Guaratiba, Campo Grande, Senador Camará, Bangu e Realengo. Entre as atividades, acontecem Rodas de conversa com a equipe da Biblioteca Nacional e os autores da FLIZO sobre temas como direitos autorais e ISBN; Oficinas com autores; Guia literário; FLIZO mirim; FLIZO sênior; e Concurso de poesia.

Com isso a FLIZO pretende realizar o mapeamento dos escritores da região que tenham livros publicados e os que ainda não conseguiram publicar; reconhecer e dar visibilidade aos projetos literários; tornar escritores, artistas e produtores culturais referências; estimular a economia criativa e o empreendedorismo social; atuar em parceria com as entidades de ensino da região; incentivar empresas da região a investirem na infraestrutura cultural local; publicar uma coletânea com textos selecionados dos escritores da FLIZO; fomentar o contra fluxo cultural da cidade a partir de programações e eventos para atrair além do público local também os grupos e pessoas de fora da região; criar o mapa dos escritores e projetos literários da Zona Oeste; agregar valores artísticos e culturais e tornar notória a diversidade cultural existente na Zona Oeste; e estreitar a relação entre quem escreve e quem lê, apresentando ao público, em sua maioria não leitor, o autor de sua região.

Entre os convidados, estão Heloisa Buarque de Hollanda, Marcos Vinicius Faustini, Elisa Lucinda, Luis Eduardo Soares, Ecio Salles, Cida Mansur, Otávio Moreira (Cia. Teatral TV.V), Mc Aramis, Jorge Ventura, Binho Cultura, Anderson Assis, Valéria Barbosa.

> Confira a programação completa