Red Academica Diálogos en Mercosur convida para o II Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integracion en el Cono Sur, que acontece entre 2 e 4 de maio de 2013, na Universidad Sergio Arboleda, em Bogotá, Colômbia, com coordenação geral de Carlos Tulio da Silva Medeiros, da IFSUL e pesquisador visitante do PACC.

O Evento dá início à série de encontros descentralizados que ocorrerão no ano de 2013, e tem por objetivo dar continuidade aos debates que se vêm fazendo no âmbito acadêmico, a partir das diretrizes e objetivos propostos pela Internacional del Conocimiento (IC). Quais sejam: 1. Contribuir para o diálogo e intercâmbio entre as diversas disciplinas; 2. Fomentar a discussão sobre o trabalho intelectual, especialmente aquele produzido na América Latina; 3. Dar continuidade ao movimento de coordenação iniciado pela Internacional del Conocimiento, com o objetivo de aproximar pesquisadores e instituições que estejam envolvidas e comprometidas com a produção do conhecimento e busca do bem-estar social.

Partindo-se do pressuposto de que o trabalho intelectual deve ir além dos muros das instituições acadêmicas, o que faz do pesquisador um agente efetivo no processo de integração entre conhecimento e sociedade, o evento tem por finalidade propiciar um amplo espaço para o debate acerca das questões que ocupam os pensadores latino-americanos na contemporaneidade. Trata-se, ainda, de um encontro acadêmico, para o qual deve convergir a relação interdisciplinar, visando o diálogo e o fortalecimento das redes intelectuais já existentes, além de sua expansão.