Autora do livro Hamlet no Holodeck, pesquisadora analisa, no dia 21, o futuro da narrativa no ciberespaço

Depois da noite histórica que reuniu Pierre Lévy e Gilberto Gil no Oi Futuro, um novo encontro vai discutir os rumos da literatura em mídias digitais. A convidada de setembro é a pesquisadora americana Janet Murray, que vai analisar, junto da professora e curadora Cristiane Costa, a criação e popularização de novas ferramentas e estratégias que vêm revolucionando as formas narrativas. O debate acontecerá na quarta-feira, dia 21, às 19h30, no Oi Futuro do Flamengo. A entrada será franca e as senhas serão distribuídas meia hora antes do evento.

Janet Murray é autora de Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço, lançado em diversos países, inclusive no Brasil. Para a pesquisadora, o livro impresso deixará, gradativamente, de ser um modelo absoluto para o escritor, uma vez que, hoje, narrativas sem papel, ou até mesmo híbridas, podem se valer de vários suportes para sua “publicação” (no sentido original de “tornar público” e não no do senso comum: imprimir).

Janet Murray dirige o Experimental Television Laboratory, que faz experiências para ABC e MTV. Atualmente, escreve um livro para o MIT Press, Inventing the Medium: A Principled Approach to Interactive Design.

Cristiane Costa é coordenadora do curso de jornalismo da ECO-UFRJ e pesquisadora do pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Desenvolve estudo sobre novas estratégias narrativas em mídia digital, com apoio da Faperj e do Itaú Cultural.

O projeto Oi Futuro Oi Cabeça continuará promovendo, até dezembro, encontros mensais entre pensadores e estudiosos da cibercultura, com a curadoria das professoras Cristiane Costa e Heloísa Buarque de Holanda. “O objetivo dos debates é responder à pergunta: até onde pode ir a literatura antes de se tornar uma nova arte, baseada num novo suporte?”, explica a professora Cristiane Costa.

Para Heloisa Buarque, a história comprova que todas as vezes que uma nova tecnologia surge, ela é sentida como uma ameaça para as mídias culturais anteriores. Foi assim com a pintura quando surgiu a fotografia, com o teatro com o advento do cinema, com o cinema com a popularização da televisão. “Agora, o livro é posto em questão. Decretará a internet o seu fim? Como das outras vezes, o tempo se encarregará de desmentir esta premissa?”, indaga a professora.

Encontros – Depois do debate entre Janet Murray e Cristiane Costa, a programação do Oi Cabeça inclui mais três encontros, até dezembro. No dia 19 de outubro, será a vez de o americano Robert Coover (ELO – Eletronic Literature Organization), professor do Literary Arts Program da Brown University, que vai debater, no dia 19, “os novos gêneros e-literários”, com a artista e pesquisadora brasileira Giselle Beiguelman (O livro depois do livro). Os dois últimos debates serão com Ian Bogost (MIT– Newsgames) e Arthur Protasio (Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV-RJ) sobre “Personagens, estratégias narrativas e engajamento nos games”, no dia 16 de novembro. O projeto se encerra no dia 7 de dezembro com um Labfest, espaço de troca e criação, que reunirá a comunidade literária impressa e transmídia num evento inédito e urgente no campo das letras.

O primeiro encontro do Oi Futuro Oi Cabeça, em maio, trouxe para o Brasil a americana Nancy Baym, ex-presidente da Association of Internet Researchers e professora da Universidade do Kansas para debater sobre “O fim da crítica e o auge dos fãs”. Em junho, foi a vez de Scott Lindenbaum, um dos fundadores da revista digital Electric Literature, saudada como uma revolução entre as revistas literárias nos Estados Unidos para falar sobre “Novos espaços para a literatura”. No evento de julho, o alemão Daniel Gelder, vice-presidente da Metaio, a principal empresa do mundo especializada em Realidade Amentada, conversou com o filósofo especializado em cibercultura Rogério da Costa sobre as mudanças de concepção quando o muro que separa virtual e real desmorona. Em agosto, o filósofo tunisiano Pierre Lévy falou sobre “o poder da palavra no universo da cibercultura”, ao lado do cantor e compositor Gilberto Gil.

21 de setembro – 19h30

“Literatura expandida”

Janet Murray (Hamlet no Holodeck) e Cristiane Costa (Programa Avançado de Cultura Contemporânea – UFRJ)

19 de outubro – 19h30