Fórum Livre de Pesquisa

Espaço de produção e debate de pesquisas visando promover a criação e a produção de conhecimento multidisciplinar e colaborativo no contexto da extensão, o Fórum Livre de Pesquisa do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) está aberto a um público diverso, de dentro e de fora da academia, incluindo docentes, estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado da UFRJ e outras universidades, bem como pesquisadores independentes, profissionais da cultura culturais, escritores, artistas e ativistas do Brasil e do exterior.

Seus principais temas de interesse são: diversidade cultural e desigualdade social; políticas de identidade e construção de novas subjetividades; usos do espaço urbano; patrimônio material e imaterial; relações de comunicação e tecnologias digitais; arte e expressões do imaginário em diferentes linguagens; processos de criação; feminismo; desenvolvimento de tecnologias sociais; colonialidade, racismo e diálogos interculturais.

 

Atividades

Encontros são mensais, às segundas-feiras, das 18h às 20h, na plataforma Zoom, com início em 29 de abril (2ª-feira).

 

Programação para 2024

  • Primeiro semestre – debates sobre temas urgentes da contemporaneidade, com foco no papel da cultura nos processos de transformação social.

 

  • Segundo semestre – encontros de mentoria com a participação dos pesquisadores com projetos inscritos no Fórum. 

 

O calendário com a programação de cada encontro será divulgado, com antecedência, pela coordenação do PACC.

 

Inscrição

Para inscrever-se no Fórum Livre de Pesquisa, basta entrar em contato com um dos interlocutores do PACC. Em seguida, preencha o formulário de inscrição, apresentando resumo de uma página sobre a pesquisa que pretende desenvolver.   

 

 

Certificação

Ao término do estágio no Fórum Livre de Pesquisa, o pesquisador receberá uma declaração de extensão, especificando o tempo de participação e, se for o caso, menção ao resultado produzido.

 

Coordenação 

Ilana Strozenberg 

 

Mais informações

forumlivredepesquisa_pacc@letras.ufrj.br

WApp (21) 99131-1931