O “Livro Transmídia” é o tema deste mês no Zona Digital, projeto que discute a literatura na era digital e as perspectivas na leitura em geral e na configuração da narrativa. O encontro acontece no Oi Futuro – Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63), no próximo dia 30 de novembro, às 19h30. A entrada é franca e as senhas serão distribuídas 30 minutos antes do evento.

A mesa será composta por Carlo Carrenho – criador do PublishNews, principal portal de notícias do mercado editorial –, Luiz Noronha – sócio da Conspiração Filmes, que vem investindo em aplicativos narrativos – e Helena Klang, jornalista especializada na questão dos direitos de reprodução de conteúdo na web, ponto determinante para a criação digital nesse momento.

Nesse segundo encontro, serão discutidas as possibilidades de expansão do livro nesses novos tempos de um universo multiplataforma e como o mercado tem reagido a essas iniciativas. O livro vem se tornando um conteúdo móvel e interativo, ao mesmo tempo em que novos modelos de negócio estão transformando o mundo editorial.

“Vamos promover um debate sobre o livro e suas narrativas nesse novo cenário que se estabelece com a presença de tecnologias de ponta em todas as etapas de produção e criação editorial. O mercado, perplexo diante do avanço digital, está buscando formas de se adequar a essa nova era”, diz Heloisa Buarque de Hollanda, umas das curadoras do Zona Digital.

O Oi Cabeça chega à segunda edição rebatizado de Zona Digital evento que tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Esse ano, o foco é o horizonte do livro nos tempos de hoje, tema que está mobilizando escritores, editores, livreiros e todo o mercado editorial. Depois do sucesso do projeto em 2011, que trouxe ao Oi Futuro, no Flamengo, nomes como Nancy BaymScott LindenbaumPierre LévyRobert Coover, entre outros, o Zona Digital começou em outubro com a presença do americano Peter Meyers, especialista em literatura digital. Agora, no dia 30 de novembro, o tema é “Livro Transmídia”, que vai levar a discussão para além dos ebooks e apontar caminhos para as narrativas e novos formatos editoriais, suas questões e oportunidades.

Os próximos encontros

Nos próximos encontros, o Zona Digital levará ao Oi Futuro do Flamengo os seguintes temas: O Livro Aplicativo (com Greg Bateman (lab VOOK) e Cristiane Costa) em 18 de dezembro, Rompendo a Cadeia Editorial (com Jesse Potash, do Publush, e Gabriela Dias) em 15 de janeiro, Acessibilidade.com (com Suzana Herculano, Claudia Werneck e Marco Antonio de Queiroz, e mediação de Eliane Costa), em 15 de fevereiro. Para encerrar o projeto, está prevista em março uma Ópera Literária, com Arnaldo Antunes e 10 convidados.

O Projeto

Projeto da Aeroplano Editora, com curadoria das professoras Cristiane Costa e Eliane Costa, além de Heloisa, o Zona Digital discute o impacto das novas tecnologias na criação cultural em base digital e seu reflexo no mercado editorial. Ao longo dos próximos meses, o Zona Digital reabrirá um espaço importante no debate intelectual, trazendo para o Brasil outros grandes pensadores, ampliando o espectro do projeto original, iniciado em 2011 com o Oi Cabeça. Ao lado das questões geradas pela convergência de linguagens e mídias, serão abordadas questões sociais geradas pelos avanços tecnológicos e pelas práticas low tech que começam a se manifestar como saídas criativas no universo digital.

“O projeto Zona Digital veio para apresentar pensamentos de ponta. Estimular a criação. Provocar e aprofundar debates. Criar uma articulação e promover a produção compartilhada entre artistas e pensadores do universo digital”, diz Cristiane Costa.

> Leia mais no site da Zona Digital

ZONA DIGITAL – 30 de novembro

Serviço:

Oi Futuro – Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63)

Dia 30 de novembro, às 19h30.

Entrada franca (senhas distribuídas 30 minutos antes do evento)

SOBRE AS CURADORAS

Cristiane Costa é coordenadora do curso de jornalismo da ECO-UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura e pesquisadora do pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Foi editora do Portal Literal e hoje edita o site Zona Digital.

Heloisa Buarque de Hollanda é escritora,  professora de teoria crítica da cultura da UFRJ,  coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), diretora da Aeroplano Editora e Consultoria e curadora do Portal Literal . É autora de muitos livros, entre eles Impressões de Viagem, Cultura e Participação nos anos 60; Pós Modernismo e Política; O Feminismo como Crítica da CulturaGuia Poético do Rio de JaneiroOutra Línea de Fuego: 15 Poemas Ultracontemporaneas; Enter, Uma Antologia Digital; Escolhas: Uma Autobiografia Intelectual.

Eliane Costa é professora da Universidade Cândido Mendes, formada em Física pela PUC-Rio, com pós-graduação em Engenharia de Sistemas, pela COPPE/UFRJ e MBA em Comunicação com formação em Marketing pela ESPM. É mestranda em “Bens Culturais e Responsabilidade Social” no CPDOC da FGV-Rio, com dissertação sobre o posicionamento do Ministério da Cultura (na gestão Gilberto Gil) diante do cenário das tecnologias digitais e das redes. Trabalhou na Petrobras de 1975 a 2011. Atuou nas áreas de Tecnologia da Informação, na Universidade Petrobras (área de ensino voltada à força de trabalho) e na Comunicação Institucional.