Criado em 1994, o PACC é um programa de ensino, pesquisa vinculado a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Abriga contribuições interdisciplinares produzidas nos centros de pesquisa da UFRJ e de outras entidades acadêmicas e culturais bem como de organizações da sociedade civil, no país e no exterior.

O PACC, que se organiza como um ambiente de troca e convivência acadêmica, abriga pesquisadores permanentes, associados e visitantes um Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais, além de amplo acervo de documentação.

No contexto das investigações sobre cultura contemporânea , temas como Mídias Digitais, novas experiências artísticas, dinâmicas da desigualdade e fluxos migratórios globais são objetos de estudo do Programa.

As linhas de trabalho do PACC são:

  • Cultura e Desenvolvimento;
  • Imaginários Urbanos;
  • Novas Tecnologias.

O PACC organiza regularmente o Seminário Permanente de Cultura Contemporânea que reúne seu quadro de pesquisadores, pesquisadores visitantes do Programa de Pós Doutorado e convidados. O Seminário conta ainda com a participação de orientandos de graduação e pós graduação de seus pesquisadores.

O PACC abriga também os projetos Universidade das Quebradas e Polo Digital, associados às suas linhas de pesquisa.

O PACC mantém um núcleo de documentação e um núcleo editorial que publica a Revista Z Cultural.

 

Links institucionais