A Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (CIEC), núcleo pesquisa do PPGCOM da Escola de Comunicação da UFRJ, e o Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC), vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ convidam para a palestra Trilhos da Cidade, com Janice Caiafa, nesta sexta-feira, 24 de maio, às 15h00, no Auditório do Centro de Produção Multimídia (CPM) da Escola de Comunicação, UFRJ, campus da Praia Vermelha.

Consideramos o metrô como um grande circuito comunicacional em que circulam mensagens e pessoas. A partir dos dados de pesquisa etnográfica, tratamos de vários temas que dizem respeito à experiência de viajar no metrô do Rio de Janeiro, como a relação dos usuários com os dispositivos técnicos, a implantação do vagão feminino e a recente reconfiguração operacional do sistema. Em nossa análise, propomos que o metrô carioca constitui uma heterotopia (segundo define Foucault) no contexto da cidade e acompanhamos as vicissitudes desse aspecto heterotópico ao longo dos acontecimentos que pudemos observar. O metrô, transporte de massa e espaço coletivo de convivência e experimentação subjetiva, é um importante agente de dessegregação urbana. A regulação da mobilidade que ali vigora interfere fortemente no quotidiano da população e na partilha da cidade.

Janice Caiafa é mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e doutora em Antropologia pela Cornell University, E.U.A. É Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ, poeta e pesquisadora do CNPq. Publicou, entre outros, Trilhos da Cidade: viajar no metrô do Rio de Janeiro (2013) e Estúdio (2009), ambos pela Editora 7Letras.