Leonardo Mataruna, pesquisador visitante do Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais do PACC/UFRJ e pesquisador do Centro de Estudos Olímpicos da Universidade Gama Filho, submeteu um plano de pesquisa, juntamente com seu projeto, a um programa de bolsas da União Europeia para jovens cientistas. A Marie Curie Fellowships é uma concorrida bolsa de investigação europeia disponível para pesquisadores, independentemente da sua nacionalidade e campo de pesquisa. São generosas bolsas de contratação de pesquisadores para promover a investigação científica e que permite aos agraciados adquirir experiência no exterior e no setor privado, para completar a sua formação acadêmica e profissional com competências ou disciplinas úteis para suas carreiras.

O tema de investigação foi traçado para ser desenvolvido na Coventry University a partir do mês de setembro deste ano. A pesquisa que tem supervisão do Prof. Dr. Ian Brittain, do Centro de Estudos de Paz e Reconciliação, analisa a relevância e possibilidade de transferência dos programas de legados sociais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, entre as realidades distintas de áreas em vulnerabilidade social da Inglaterra e do Brasil.

Esta pesquisa contribuirá para entender amplamente o pool de conhecimentos em torno do uso de atividades esportivas e culturais relacionadas aos megaeventos e as ferramentas ditas como geradoras de mudança social. Analisar-se-á o impacto de Londres 2012 (Jogos Olímpicos e Paralímpicos) sobre a vida dos moradores de 5 partes da cidade anfitriã dos megaeventos e, assim, será possível avaliar a relevância e possibilidade de transferência desses programas para o Rio de Janeiro em 2016.

A pesquisa também analisará o crescimento do uso do esporte como ferramenta social de regeneração de áreas de risco e como políticas públicas utilizadas por parte dos governos de grandes cidades da União Europeia, principalmente neste momento de crise econômica. O sucesso do programa de Londres 2012 seria transferível a outros programas de países em crise na Europa e a outros continentes, como no caso da América Latina? Até que ponto estes programas entendidos como sucesso de fato afetaram a população destas áreas em vulnerabilidade nos distritos de Londres? Questões como estas compõem a pesquisa que terá duração de 2 anos e que pretende organizar um documento a ser apresentado a Cidade do Rio de Janeiro e aos governantes brasileiros sobre atenções aos legados sociais da última edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

———–

Dr. Leonardo Mataruna pesquisará o tema “Do East End de Londres para as Favelas do Rio de Janeiro: a relevância e possibilidade de transferência dos programas de legados sociais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012”. Bem como proferirá palestras em diversas universidades do Rio de Janeiro. Leonardo também é o Gerente de Estratégia para a equipe de Judô Olímpico Brasileiro. (Fonte: http://www.coventry.ac.uk/primary-news/marie-curie-international-incoming-fellowship/)