O Polo Digital desenvolve estudos, encontros e seminários orientados para as inovações na área da criação, difusão e consumo da cultura e do conhecimento em base digital.

Em todas as suas ações o Pólo procura repensar os paradigmas dos estudos sobre cultura e estabelecer, de forma sistemática, o diálogo entre as áreas de cultura e tecnologia, articulando artistas, escritores, jornalistas, historiadores, músicos, designers, engenheiros, arquitetos de informação e especialistas em mídias digitais num programa de estudo e pesquisa.

O Pólo, que vincula-se ao novo campo de conhecimento os Estudos Culturais do Software, tem como prioridade a produção de um pensamento teórico e a criação de modelos de análise sobre as perspectivas e o impacto cultural dos recursos oferecidos pelos softwares que estruturam as interfaces culturais, as metamídias e os processos de convergência das novas narrativas transmídias.

A partir de 2013, o Polo Digital estabeleceu uma parceria com o Núcleo de Arte Imersiva do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia – LAMCE/ Coppe/UFRJ.

lamce

Futuras instalações do Núcleo de Arte Imersiva – uma parceria entre o PACC e o LAMCE

O Polo Digital também trabalha em colaboração com os seguintes programas e instituições:

Contato

polodigital@pacc.ufrj.br