Prezad@s pós-doutorand@s,

Há algum tempo, o Programa Pós-Doc/PACC tinha como rotina e ritmo a apresentação de pesquisas pelos participantes e, em algumas ocasiões especiais, palestras. Com isso, só alguns pesquisadores apresentavam seus trabalhos, muitas vezes no final.

Este ano, queremos fazer uma pequena guinada. Continuará havendo palestras de pessoas de fora do grupo, mas gostaríamos que as reuniões de pesquisa fossem mais dinâmicas, envolvendo mais gente. Pensamos que, assim, os pesquisadores poderão discutir aspectos das suas pesquisas em andamento e todos poderão se ajudar, num trabalho colaborativo.

Em função do Rio+20, a reunião de junho foi transferida para 31 de maio. Vejam a seguir o novo calendário, até porque houve alteração em agosto:

31 MAI, 09 AGO (a confirmar), 13 SET, 18 OUT, 22 NOV e 06 DEZ.

Propomos, então, que na reunião de maio focalizemos os problemas de pesquisa e não seus resultados.  Para isso, pedimos que expliquem, em até uma página, o que está sendo difícil de resolver, as “pedras no caminho” que gostariam de ultrapassar. Enviem esse arquivo para posdoc@pacc.ufrj.br, até 17 de maio, para que possamos organizar uma agenda que priorize cinco desses problemas.

Ou seja, em lugar de um “Call for papers”, estamos fazendo um “Call for problems”…

Abraços de
Ilana Strozenberg
Liv Sovik