Queridos pesquisadores,

É com muita alegria que convidamos a todos, antigos e novos membros do nosso Pós-Doc, para o início de nossos trabalhos em 2014, na quinta-feira, 13 de março, às 13h30.  E uma boa notícia: nosso primeiro encontro desse ano já será na nossa nova sala na Faculdade de Letras, no Fundão. Saiba como chegar aqui http://www.pacc.ufrj.br/contato/.

Vejam, abaixo, a programação do dia 13 e, neste link, o calendário completo do ano, com a agenda de apresentações até o primeiro semestre que, em função da Copa, terminará em junho.

Como verão, para compensar os dois meses de interrupção, decidimos fazer dois encontros em agosto. A programação do segundo semestre ainda está sendo finalizada e será divulgada em breve.

Por outro lado, adotamos a sugestão da turma de 2013 e decidimos fazer apenas uma apresentação de resultados de pesquisa por encontro, dedicando o restante do tempo ao nosso Call for Problems(debates em que são discutidos os novos projetos e pesquisas em andamento), o que irá dinamizar ainda mais o trabalho colaborativo, que é a marca de nosso Pós-Doc.

> Programação Pós-Doc/PACC 2014  | 1. Semestre

 

No encontro de quinta-feira, 13 de março, teremos:

13h30 /14h30. Abertura.  Roda geral de apresentações

14h30/15h45. Apresentação de trabalhos em andamento e debate no formato Call for Problems * 

  • Andrea Stelzer  “Os Teatros Documentários e a Poética do Real”. Supervisão: Beatriz Vieira de Resende
  • Janaina Cardoso de Mello “Sergipanidade Musealizada? Narrativas, virtualidades e fato social total no Museu da Gente Sergipana (Aracaju –SE, 2010-2013)”. Supervisão: José Reginaldo Santos Gonçalves e Márcia Vasconcelos Contins Gonçalves
  • Marco Antonio de Carvalho. “Buracos no campo epistemológico das Ciências da Informação: a parcela não traduzida no Brasil da obra de Theodor Adorno, seus comentadores e biógrafos”.  Supervisão Marco André Feldman Schneider
  • Mariana Conde Moraes Arcuri. “Quadrinhos e Fantasia no Mercado Editorial Brasileiro Hoje”. Supervisão: Heloisa Buarque de Hollanda

 As apresentações devem ter no máximo 10 minutos e abordar os objetivos, questões centrais e metodologia da pesquisa, apontando os impasses e problemas enfrentados no trabalho.

15h45 /16h. Intervalo 

16h/17h. Apresentação e debate de relatório final

“Consumo: apenas um detalhe na narrativa publicitária”

João Luis Anzanello Carrascoza
Supervisão: Beatriz Vieira de Rezende

SinopseO detalhe expressivo, que estimula a percepção visual, é um elemento constitutivo da narrativa literária realista, aprimorado por Flaubert. Ao mesmo tempo em que descrevia os detalhes, o romancista francês tentava ocultar do leitor seu trabalho. Nas narrativas publicitárias, igualmente, a história galvaniza o esforço da persuasão, mas só no desfecho o produto é revelado e consumido. Investigamos a cena de consumo nos filmes publicitários como um detalhe aparentemente insignificante, mas que rege toda a sua narrativa.

17h. Debate

Aguardamos vocês !

Detalhe muito importante, por favor, confirmem a presença.

Um abraço,
Ilana Strozenberg e Patrícia Farias
Coordenadoras