Alice Fátima Martins

Memórias Reinventadas em Cruzamentos e Fronteiras


Claudia Ferreira

Memória e Movimentos Sociais


# Godofredo de Oliveira Neto

Tendências da Literatura Brasileira contemporânea

Análise da produção literária brasileira contemporânea, priorizando-se os pontos de contato entre as obras publicadas a partir do ano 2000. Linhas de força dessas narrativas. Classificação temática. O romance contemporâneo e a tradição moderna e pós-moderna. A pluritemporalidade do contemporâneo. A literatura contemporânea como mediação.


Jonas Federman (ECo/UFRJ)

Arte em Trânsito: o interator e as pesquisas sobre arte móvel no Brasil

Esta pesquisa objetiva mapear e comentar algumas das principais estratégias e tendências dos ciberlaboratórios das universidades brasileiras que utilizam, em suas experiências, dispositivos móveis tais como telefones celulares, câmeras com recursos de conexão à Internet e GPSs. Entendendo esses dispositivos como agentes de mudança de práticas sociais e de experiência de espaços, esta pesquisa vai também estudar as particularidades das relações de produção ciberartísticas estabelecidas nestes laboratórios. E, por suspeitar que esses dispositivos – centrais multimídia portáteis – oferecem pistas sobre como se poderia refletir e criar novos modos de organização de espaços e comunidades, esta pesquisa levanta ainda, questões relativas ao papel do interator – ator interfaceado por dispositivos móveis.

Palavras chave: comunicação, arte, ciberlaboratórios universitários e dispositivos móveis no brasil.

Arte Digital UFRJ Blog

 

Joao Gabriel Teixeira

Entrevista O Que é o Estudo da Performance?


#  Maria Beatriz da Rocha Lagôa

Design e Estética na Era Digital


#  Maria Carolina de Godoy (UEL)

Literatura Afro-Brasileira e sua Divulgação em Rede


Marco André Feldman Schneider

Ética, Política e Epistemologia: interfaces da organização do saber

O objetivo geral da pesquisa é identificar, analisar e mapear interseções relevantes entre o pensamento ético, o político e o epistemológico ao longo da história. Seu objetivo específico é entender o papel desempenhado pela informação em cada um desses campos, bem como em suas interfaces, especialmente na atualidade. Em outras palavras, o objeto a ser investigado é o ser e a dinâmica da organização do saber e da informação, em cada um desses campos e em seus territórios comuns. Sua problematização irá partir das seguintes questões: quais são os grandes marcos fronteiriços entre os campos? Como se afetam e confundem? O que a ética tem a dizer sobre a fraqueza, a política sobre a mentira, a epistemologia sobre o mal etc.? Qual é o papel da organização do saber nessa trama?