O Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/FCC/UFRJ, O Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisa (O Instituto) e o Grupo de Software Studies Brasil convidam para o Seminário Internacional Regiões Narrativas – Cultura e Subjetividade no Mundo Virtual.

Entrada franca, inscreva-se aqui.

Confira a programação e leia mais sobre o seminário abaixo.

Sobre o Seminário

O Seminário Internacional Regiões Narrativas, cultura e subjetividade no mundo virtual, vai reunir alguns dos mais renomados pesquisadores e criadores do campo das narrativas transmídia no Brasil e nos Estados Unidos, para discutir os impactos das tecnologias digitais, em suas diversas modalidadees e aplicações, sobre as relações de produção e circulação de sentidos na sociedade contemporânea.

A partir da ideia de que é no ato de narrar que, ao mesmo tempo, construímos e damos significado ao mundo em que vivemos e nos constituímos como sujeitos da experiência, o seminário vai abordar a emergência de novas dinâmicas de expressão e comunicação no contexto dos mundos virtuais e das narrativas transmidiáticas.

Uma questão central atravessará o diálogo: em que medida a desestabilização dos parâmetros do tempo e do espaço, assim como a diluição das fronteiras entre o empírico e o virtual, potencializadas pelos novos recursos tecnológicos da ciência da computação, promovem o surgimento de outras concepções de humanidade em suas múltiplas dimensões da estética, do conhecimento, do afeto, da economia e da política?

Organizado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC – do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, em convênio com O Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisa – O Instituto –, a parceria do Grupo de Pesquisas sobre Estudos Culturais do Software (Software Studies Brasil/UFJF), e apoiado pela Petrobras e a Globo Universidade, o evento, vai ocupar o auditório da Casa da Ciência da UFRJ, na Avenida Lauro Muller 3, em Botafogo, nos dias 24 e 25 de agosto próximo.

A linguagem dos games; corpo e subjetividade nos mundos virtuais; convergência, interatividade e criação no universo transmídia e as novas estéticas de uma arte híbrida serão o foco dos debates voltado para um público amplo de professores e pesquisadores do campo das artes, da comunicação e das ciências humanas e sociais de modo geral, bem como jornalistas, artistas, educadores e lideranças de projetos culturais.

O seminário faz parte de um projeto mais abrangente, apoiado pela Petrobras, que visa à implementação de um programa de oficinas práticas de capacitação e produção de narrativas transmídia voltadas para uma discussão sobre o território da cidade, na Biblioteca Parque de Manguinhos, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.