Alice Fátima Martins, pesquisadora do PACC, disponibiliza aos interessados o seu e-book intitulado Tramas artísticas, práticas artesanais e experiências estéticas contemporâneas. Como afirma Martins no início do livro:

No decurso de nossa formação escolar, e mesmo fora dela, aprendemos e assimilamos categorias da cultura, atribuindo-lhes, no mais das vezes, o caráter universal e atemporal. Ou seja, supomos que tais categorias tenham validade, ou possam ser encontradas em todas as comunidades humanas, desde sempre, até a atualidade. Essa percepção decorre, em alguma medida, da falta de criticidade de que somos reféns quando usamos as ferramentas da nossa própria cultura para pensarmos culturas outras, diversas da nossa. Por cultura, aqui, entendo não só os conjuntos de práticas sociais, os elementos constituidores dos imaginários coletivos, os referenciais materiais e imateriais de organização dos grupos humanos em dados contextos sócio-históricos e geográficos, mas também dentro dessas comunidades, as diferentes redes de pertencimento que se constituem, muitas sobrepostas, quantas contínuas, outras tantas conflitantes entre si.

Ora, é possível nos aproximarmos de outras culturas sem as ferramentas que as nossas próprias referências nos fornecem? Afinal, nossos referenciais culturais constituem o solo por onde trilhamos os caminhos do quotidiano. Neste caso, talvez seja possível pensar que, mesmo dispondo apenas das ferramentas dos nossos próprios referenciais culturais para nos aproximarmos de outras culturas, e dialogar com elas, é necessário tomarmos, como ponto de partida, a convicção de que as nossas ferramentas não constituem as únicas possibilidades para se pensar o mundo, o estar no mundo e o ser o mundo porquanto parte integrante dele.

Clique na capa abaixo para baixar o e-book

TramasArtisticas