Apresentação

A Universidade das Quebradas pretende demonstrar que, assim como as comunidades que não tiveram a oportunidade de receber educação formal superior mostram uma forte carência em relação ao acesso ao conhecimento e à produção intelectual das Universidades, também a comunidade acadêmica denuncia carência similar em relação ao acesso a outros saberes e formações culturais fora da Universidade.

A Universidade das Quebradas tem como principal compromisso potencializar a relação entre cultura e desenvolvimento. Pretende atender aos produtores culturais e artistas das comunidades do Rio de Janeiro que não tiveram acesso à educação formal, mas que desenvolvem trabalhos importantes na área cultural.

O objetivo da Universidade das Quebradas é promover a produção de conhecimento, a criação artística, estimuladas pelo encontro e pelo diálogo entre a comunidade acadêmica da UFRJ e o produtores de cultura e artistas residentes na cidade do Rio de Janeiro.

Portanto, a Universidade das Quebradas quer instituir-se como um ambiente, um espaço de troca e de diálogo entre os vários saberes que compõem a textura da cultura do Rio de Janeiro, potencializando a produção de conhecimento e a criação artística na cidade, tendo como objetivos específicos:

  • Criar um Programa de Extensão de referência na área de cultura
  • Abrir o espaço da Universidade para as diversas comunidades culturais da cidade.
  • Oferecer formação ampliada para produtores culturais e artistas das comunidades do Rio de Janeiro.
  • Promover o encontro produtivo entre pesquisadores da UFRJ e os participantes de projetos culturais das periferias, incentivando o debate, a pesquisa e a produção de conhecimento compartilhada.

O Programa da Universidade das Quebradas atua em cinco áreas de produção cultural: Literatura, Artes Visuais, Teatro, Dança e Música.

Conheça o site da Universidade das Quebradas