1. APRESENTAÇÃO

O Projeto de extensão Universidade das Quebradas do PACC/UFRJ é uma experiência acadêmica de extensão na área da cultura, que pretende consolidar um ambiente de estímulo à troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia. O Projeto reúne professores, pesquisadores, artistas, produtores culturais e ativistas interessados em desenvolver estudos, pesquisas, redes e parcerias nas áreas de literatura, artes, novas tecnologias e humanidades.

Este projeto pretende demonstrar que, assim como as comunidades que não tiveram a oportunidade de receber educação formal superior, mostram uma forte carência em relação ao acesso ao conhecimento e à produção intelectual das Universidades; também a comunidade acadêmica denuncia carência similar em relação ao acesso a outros saberes e formações culturais fora da Universidade.

O Projeto tem como principal compromisso potencializar a relação entre cultura e desenvolvimento.

2. ANTECEDENTES

Criado em 1994, o PACC é um programa de ensino, pesquisa e documentação vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura – FCC / UFRJ. Abriga contribuições interdisciplinares produzidas nos centros de pesquisa da UFRJ e de outras entidades acadêmicas e culturais, bem como de organizações da sociedade civil no país e no exterior.

A influência da mídia, a expansão das redes eletrônicas de informação, a interferência da lógica do mercado sobre a produção cultural tornam mais urgente a reflexão sobre as transformações globais em curso e seu impacto sobre as sociedades em desenvolvimento. Questões como as tecnologias digitais, a cultura urbana, as novas dinâmicas da desigualdade e a intensificação dos fluxos migratórios nessas sociedades impõem-se como objetos de estudo prioritários.
O PACC, que se organiza como um ambiente de troca e convivência acadêmica abriga pesquisadores permanentes, associados e visitantes, um Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais, um Programa de artista/escritor residente e a Revista Z Cultural, além de um acervo de documentação, dedicado ao registro da cultura contemporânea.

As principais linhas de trabalho do PACC são: Cultura e Desenvolvimento; Direitos Culturais, Cidadania e Migrações; Periferias Urbanas e Processos de Globalização; Novas Tecnologias e Novos Mercados Culturais.

É neste contexto, e a partir dos nossos resultados de pesquisa e linhas de ação, que estamos criando o Projeto de Extensão Universidade das Quebradas.

3. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL
O Objeto do projeto de extensão Universidade das Quebradas é promover a produção de conhecimento, a criação artística, estimuladas pelo encontro e pelo diálogo entre a comunidade acadêmica da UFRJ e os produtores de cultura e artistas residentes na cidade do Rio de Janeiro.
Portanto, a Universidade das Quebradas quer instituir-se como um ambiente, um espaço de troca e de diálogo entre os vários saberes que compõem a textura da cultura do Rio de Janeiro, potencializando a produção de conhecimento e a criação artística na cidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Criar um programa de extensão na área da cultura, que tenha continuidade e torne-se uma referência na mesma.
• Abrir o espaço da Universidade para as diversas comunidades culturais da cidade.
• Oferecer formação ampliada para produtores culturais e artistas das comunidades do Rio de Janeiro.
• Promover o encontro produtivo entre pesquisadores da UFRJ e os participantes de projetos culturais das periferias, incentivando o debate, a pesquisa e a produção de conhecimento compartilhada.

4. JUSTIFICATIVA

É, ainda, raro na UFRJ o desenvolvimento de espaços permanentes de diálogo, capacitação e criação compartilhada entre segmentos culturais diversificados.

O Projeto de Extensão Universidade das Quebradas, por sua vez, pretende atender a essa demanda, que hoje se torna urgente em função do atual impacto do desenvolvimento da cultura das periferias e das várias comunidades culturais do Rio de Janeiro.

É a criação e a implementação desse espaço que este projeto propõe como um piloto de novo formato de política de extensão na UFRJ.

5. DINÂMINCA DE ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA

• INTRAESTRUTURA: As ações e as atividades do projeto serão desenvolvidas a partir da utilização do espaço, da infra-estrutura e dos equipamentos do PACC. Os participantes podem utilizar em seus projetos os recursos de comunicação e de redes disponíveis na Home Page do PACC, bem como às listas de discussão, de leitura e a produção dos pesquisadores associados e visitantes na URL www.pacc.ufrj.br.

• O projeto de extensão Universidade das Quebradas pretende articular três ordens de atividades:
– Aulas com professores e pesquisadores da UFRJ e de outras instituições acadêmicas;
– Aulas com produtores culturais e artistas; e
– Oficinas de leitura e criação.

• O projeto prevê aulas quinzenais, intercalando oficinas e laboratórios definidos em função do desenvolvimento e das demandas do Programa.

• O Programa da Universidade das Quebradas atuará em cinco áreas de produção cultural:
– Literatura, Artes Visuais, Teatro, Dança e Música.

• O Programa será estruturado através de um trabalho regular em quatro módulos com os momentos decisivos da formação cultural, a saber:
– Antiguidade,
– Romantismo,
– Modernismo e
– Contemporaneidade.

• Assim a grade curricular será elaborada, anualmente, com o objetivo de dar um panorama da cultura e das artes, com foco especial nos séculos XX e XXI sem, entretanto, minimizar a importância do conhecimento dos antecedentes e da tradição na formação da cultura contemporânea. Em cada período estudado serão contempladas as cinco áreas definidas como eixos do Programa.

• Durante o período do curso, o aluno terá acompanhamento e orientação de seu projeto de pesquisa, por professores e pesquisadores da UFRJ.

• A duração do Programa é de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano.

• Com vistas à maior disseminação das atividades do Programa, todas as aulas, possivelmente, serão disponibilizadas para o público em geral através da transmissão, em tempo real, pela TV Fórum (http://tv.ufrj.br/fcc/) e colocadas à disposição no site da Universidade das Quebradas, hospedado no Portal do PACC (www.pacc.ufrj/uni_quebradas.php).

• O Projeto terá um blog e um espaço para postagem de trabalhos no Portal do PACC.

• PROCEDIMENTOS DE ADMISSÃO E CERTIFICAÇÃO:

A Universidade das Quebradas (UQ) terá um Edital anual para a seleção dos participantes do projeto e serão exigidos os seguintes documentos para admissão no Programa:
– Carta à Coordenação da UQ, solicitando inscrição e justificando o interesse no projeto,
– Formulário de inscrição,
– Carta de indicação do coordenador – caso pertença a grupos ou projetos culturais, e
– Apresentar portfólio, CDs ou DVDs com as principais realizações.

• Seleção dos participantes: através da análise dos documentos acima citados e de entrevista dos candidatos.

• Exigências para conclusão e emissão do certificado:
– Relatório,
– Apresentação de um trabalho final, e
– 75 % de freqüência nas atividades propostas.

• Certificados: serão expedidos pela UFRJ e concedidos apenas aos alunos que, comprovadamente, freqüentaram o mínimo de carga horária e tiveram aproveitamento satisfatório, podendo ser emitido um atestado de estudo nos demais casos.

• CARGA HORÁRIA: 180 horas

• Vagas: até 20 (vinte) alunos.

• Modalidade: presencial e gratuito

• Local de realização do curso: Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC – Fórum de Ciência e Cultura – FCC/UFRJ – Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (antiga Casa do Estudante Universitário – CEU)
Av. Rui Barbosa, 762, 2º piso – Flamengo – RJ | 22250-020 (Exibir mapa ampliado)

Fale conosco – pacc@pacc.ufrj.br

6. EQUIPE

Conselho Diretor
Ecio Salles (PACC/UFRJ)
Eliana Sousa Silva (DIUC – Pró-Reitoria de Extensão-PR5/UFRJ)
Emerson Fiell (Líder Cultural do Morro Santa Marta)
Guti Fraga (Coordenador do Nós do Morro)
Ilana Strozenberg (PACC/UFRJ)
Manoel Ribeiro (Arquiteto e Urbanista)
Marcos Vinicius Faustini (Secretário de Cultura de Nova Iguaçu)
Silvia Ramos (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania)
Coordenação – Heloisa Buarque de Hollanda (PACC/UFRJ)
Coordenação Adjunta – Numa Ciro (PACC/UFRJ)
Secretaria – Rosângela Gomes (PACC/UFRJ)
Estagiária – Bruna Ventura (ECO/UFRJ – PIBIC/CNPq)

Corpo Docente
– Ana Luiza Martins Costa (Doutora em Literatura Comparada/UFRJ e Pesquisadora da FBN)
– Beatriz Resende (Doutora em Letras/UFRJ e professora de Teoria do Teatro da UFRJ)
– Ecio Salles (Doutor em Comunicação/UFRJ)
– Eucanaã Ferraz (Doutor em Letras/UFRJ e professor adjunto de Literatura Brasileira da UFRJ)
– Heloisa Buarque de Hollanda (Doutora em Letras/UFRJ e professora de teoria crítica da cultura da UFRJ)
– Ilana Strozenberg (Doutora em Comunicação/UFRJ e professora de Antropologia e Comunicação da UFRJ)

Além destes, outros professores de diferentes unidades da UFRJ e de outras instituições serão contactados.

7. PÚBLICO ALVO

O projeto pretende atender aos produtores culturais e artistas das comunidades do Rio de Janeiro que não tiveram acesso à educação formal, mas que desenvolvem trabalhos importantes na área cultural.

Aprovado pelo Conselho Diretor da UQ/PACC, em 28 Janeiro 2010