Queridos amigos, pesquisadores do Pós-Doc, quebradeiros,  está chegando a hora de nossa confraternização de final de ano.

E temos muita coisa para comemorar: o bom trabalho realizado; a troca de ideias sempre tão rica e generosa;  as relações de amizade e afeto  que se constroem e  consolidam nesse compartilhamento; a inauguração de um   espaço novo, só para o PACC, especialmente projetado pela Heloisa (que sempre quis mesmo era ser arquiteta) na Faculdade de Letras da UFRJ; a acolhida que nos foi dada pelo Programa de Pós-Graduação dessa Unidade, ao qual agora estamos vinculados.

Pra marcar esse momento feliz, o PACC vai comemorar por inteiro,  reunindo, pela primeira vez, na mesma festa, seus dois grandes projetos: a Universidade das Quebradas e o Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais.

Tudo junto e misturado!

Vejam a programação:

13h15. Abertura: Heloisa Buarque de Hollanda

13h30. Projeção de “Um Filme de Dança”, dirigido por Carmen Luz

O filme foi ao encontro de alguns dos mais atuantes criadores negros de dança de diferentes gerações e nos mostra a trajetória, o pensamento, o belo e contundente trabalho desses artistas. O filme é uma homenagem à perseverança de bailarinos e coreógrafos. Um tributo ao corpo negro, dono de sua própria dança.

14h45. Mesa redonda sobre o filme

Carmen Luz (coreógrafa e cineasta)
Eleonora Fabião (ECo/UFRJ)
Liv Sovik (ECo e PACC/UFRJ

Debatedores: Jessica Rangel (Universidade das Quebradas) ePoeta Xandu (Universidade das Quebradas)

Mediação: Ilana Strozenberg (ECo e PACC/UFRJ)

16h30. Sarau Capoeira Poética. Quebradeiros e convidados

17h00. Lançamento do livro Rio de Rimas – Rio de Riscos. de Rôssi Alves e Nuno DV, editora  Aeroplano, 2013. Com a participação de MC Pk e MC OIK

17h30. Confraternização

  

Esperamos por vocês no dia 17 de dezembro, às 13h no Auditório G2 no segundo piso da Faculdade de Letras no Fundão.

Como chegar

Podem convidar amigos, familiares e outros afetos. Mas cheguem na hora, porque tem muita coisa pra rolar nessa tarde.

 

“Um filme de Dança”

Documentário da coreógrafa e cineasta Carmen Luz

O filme é uma homenagem à perseverança de bailarinos e coreógrafos negros brasileiros, “um tributo ao corpo negro, dono de sua própria dança”.

Entre nomes já consagrados e uma geração mais nova de criadores, Carmen esboça uma cartografia afetiva e bastante relevante da história da dança negra no Brasil.

Participam do filme com depoimentos e/ou trechos de performances Edileusa Santos, Evandro Passos, Natan Rodrigues, Luciane Ramos, João Carlos Ramos, Augusto Omulu, André Bern (editor de ctrl+alt+dança), Rubens Barbot, Junia Bortolino, Elisio Pitta, Clyde Morgan, e muitos outros.

> Confiram o trailer do filme

Diretor: Carmen Luz
Produtor: Carmen Luz
Fotografia: Gustavo Gelmini
País de produção: Brasil – RJ
Ano de Produção: 2013
Cor: Colorido
Duração: 90 min