Queridos pesquisadores,
Está chegando a data de nosso próximo encontro, que será na  quinta-feira, 6 de junho, quando teremos a seguinte programação: 

13h30 – Abertura – assuntos gerais

14h / 14h45 – Apresentação de relatório final:

André Azevedo da Fonseca. Circuito Fora do Eixo: diálogos e conflitos nas relações entre política e produção cultural no cenário independente do Brasil.
Supervisora: Ilana Strozenberg

Sinopse: Estudo analisa os diálogos e conflitos despertados no cenário independente pelo Circuito Fora do Eixo, uma rede de coletivos de produtores culturais que tem se destacado, entre aplausos e críticas de diversos segmentos, no exercício de formular experiências originais nos campos da gestão cultural e da mobilização política no contexto da cultura digital.

14h45 / 15h45 – Debate em formato Call for Problems.

16h /16h45 – Apresentação de relatório final:

Paulo Sergio de BritoO ator espontâneo e seu corpo como fronteira do processo criativo.
Supervisoras: Beatriz Resende  e Heloisa Buarque de Hollanda

Sinopse: O objetivo deste trabalho é estudar a expressividade do corpo do ator no teatro espontâneo e sua possível importância para o teatro brasileiro, e universal. Esta investigação se justifica especialmente pela relevância de seu objeto de estudo, como uma atividade apta para fazer possível que amplos setores da humanidade possam ascender à produção e realização do teatro e as possibilidades expressivas por ele geradas. Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho adota para seu desenvolvimento um procedimento principal de caráter indutivo que se serve de complementos analíticos tais como estudos bibliográficos, recortes documentais, entrevistas, questionários e descrição de espetáculos.

16h45 – Debate em formato Call for Problems.

Lembramos aos pesquisadores que quiserem participar do Call for Problems com questões mais específicas relativas ao próprio trabalho, que caberá a eles iniciar o debate. Por isso pedimos que preparem suas perguntas ou comentários (cada um terá cerca de 5 minutos para suas colocações).

Sobre a hipótese de termos um encontro em julho, decidimos não realizá-lo.  Diferentes eventos acadêmicos e outros compromissos assumidos por vários de nossos pesquisadores nesse mês tornou difícil encontrar uma data conveniente para todos.

Não deixem de ler a Revista Z.Cultural, o periódico online do nosso Pós-Doc ! Seu  último número, “Questões Negras”, já está disponível em nossa página.

Aguardamos todos vocês, no dia 6, no nosso endereço de sempre: salão  de eventos do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, à Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo.

Confirme sua presença e até lá!

Um abraço.

Ilana Strozenberg e Patrícia Farias
Coordenadoras