O Espaço Alexandria promove na próxima quinta-feira, dia 11 de Agosto, a partir das 18 horas, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), mais uma Noite Alexandrina!

Programação
18:00 horas – Apresentação solo de Harpa – Ana Miccolis
Ana Miccolis é harpista da Orquestra Brasileira de Harpas e mestre em Harpa pela Escola de Música da UFRJ.
19:00 horas – Ferramentas Cognitivas para o Monitoramento Ambiental da Amazônia. Palestra ministrada pelo Prof. Fernando Pellon de Miranda

Dentre os desenvolvimentos obtidos pela Petrobras/CENPES no tema, será destacado o Robô Ambiental Híbrido (RAH) Chico Mendes, uma plataforma de desenvolvimento multimissão móvel e não-invasiva, a ser utilizada no monitoramento ambiental da Amazônia.

O Prof. Pellon possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1978), mestrado em Sensoriamento Remoto e Aplicações em Geologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (1984) e doutorado em Geofísica pelaUniversity of Nevada, Reno (1990). Atualmente, é Consultor Sênior do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Melo-Petrobras/CENPES, professor colaborador do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia-UFRJ/COPPE, Collaborating Professor of Environmental Studies-Washington and Lee University e Coordenador do Programa de Consórciosem Educação Superior Brasil-Estados Unidos-CAPES/FIPSE junto à UFRJ. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: radar de abertura sintética, petróleo, exploração, produção, exsudação, Golfo do México, bacias costeiras, Pré-sal, Amazônia, meio ambiente, neotectônica.

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.