Apresentação

O PACC

O PACCPrograma Avançado de Cultura Contemporânea, criado em 1994, é um programa de inovação acadêmica que articula ensino, pesquisa e extensão em formatos experimentais.

Constituindo-se como uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras (UFRJ),  o Programa Avançado de Cultura Contemporânea promove articulações  de trabalhos colaborativos em rede com os vários centros da UFRJ e outras instituições acadêmicas e culturais, assim como organizações da sociedade civil no país e no exterior.

O PACC dedica-se ao estudo das manifestações e contextos socio culturais emergentes. Neste quadro, temas como mídias digitais, dinâmicas da desigualdade e fluxos migratórios globais, novas experiências artísticas e culturais  são objetos de pesquisa privilegiados no Programa.

O PACC  abriga atualmente

  • Programa de Pós-doutoramento em Estudos Culturais que agrega pesquisadores de várias universidades nacionais e estrangeiras, atuando em formato à distância e presencial;
  • Laboratório de Tecnologias Sociais Universidade das Quebradas – programa de extensão que desenvolve metodologias de troca de conhecimentos entre artistas, ativistas, produtores culturais das periferias e  pesquisadores, professors e alunos da  UFRJ;
  • Polo Literário – atua levantando questionamentos entre os segmentos dedicados à literatura e outras artes em atritos estimulantes e reflexões produtivas, e também produzindo registros desses encontros;
  • Fórum Mulher UFRJ – pretende pesquisar e estimular o debate que interpelem a autoridade epistemológica, eurocêntrica e heteronormativa gerando um ambiente hermeneutico mais inclusivo;
  • Laboratório da Palavra – espaço colaborativo de criação e produção literária e editorial;
  • Acervo documental sobre cultura e políticas contemporâneas
  • Revista Z Cultural (eletrônica) e outras atividades editoriais.

Coordenação

Heloisa Buarque de Hollanda

Beatriz Resende

Ilana Strozenberg

Eduardo Coelho

Roberto Bartholo

Coordenação Administrativa

Rosângela Gomes

Pós-Doutorado

O Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais do PACC é uma experiência acadêmica  que pretende estimular a colaboração entre pesquisadores, reunindo especialistas nos campos das ciências humanas e sociais, letras e artes, comunicação, novas tecnologias e  meio-ambiente.

Os supervisores das pesquisas de pós-doutorado pertencem ao quadro de professores permanentes e associados do PACC.

Os pós-doutorandos e a equipe de pesquisadores se reunem em encontros mensais, quando são debatidos os projetos em curso, realizadas discussões de textos e  oferecidas palestras e seminários no campo dos Estudos Culturais. Os encontros ocorrem uma vez por mês, às quintas-feiras, de 10h às 17h30.

Coordenação

Ilana Strozenberg

Universidade das Quebradas

O Laboratório de Tecnologias Sociais Universidade das Quebradas, criado em 2009, é uma experiência acadêmica na área da cultura que pretende consolidar um ambiente de troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.

Coordenação

Heloisa Buarque de Hollanda

Numa Ciro

Paulo Roberto Tonani do Patrocínio

Polo Literário

O Polo Literário da UFRJ é um projeto do Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/Letras/UFRJ que acontece na Faculdade de Letras e em outros espaços culturais, reunindo estudantes, escritores, professores, críticos e pesquisadores, em discussões teóricas, mesas de debates e depoimentos.

O Polo Literário atua levantando questionamentos entre os segmentos dedicados à literatura e outras artes em atritos estimulantes e reflexões produtivas, e também produzindo registros desses encontros.

Coordenação geral

Beatriz Resende

Fórum Mulher UFRJ

O Fórum Mulher UFRJ é mais um projeto do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC), que por sua vez é uma linha de pesquisa do Departamento de Ciência da Literatura, da Faculdade de Letras, UFRJ.

O FM pretende pesquisar e estimular o debate que interpelem a autoridade epistemológica, eurocêntrica e heteronormativa gerando um ambiente hermeneutico mais inclusivo.

Proporcionando na UFRJ um espaço de pesquisa, ensino, documentação e debates sobre as relações de gênero no campo acadêmico integrando as diversas Unidades e áreas do conhecimento da Universidade.

Coordenação geral

Heloisa Buarque de Hollanda

Laboratório da Palavra

O Laboratório da Palavra é um projeto de extensão que contempla as diversas etapas da cadeia produtiva do livro. De forma experimental, desenvolve atividades concernentes tanto às práticas de criação quanto à recepção crítica dessas práticas, investindo sobretudo no potencial transformador do trabalho intelectual coletivo e desierarquizado. Por meio dos Núcleos: Canção, Edição, Ficção, Libras, Poesia e Tradução – promove debates, entrevistas, oficinas, palestras, residências artísticas e seminários.

Coordenação

Eduardo Coelho

Acervo Documental

O PACC tem como política regular estimular atividades de pesquisa que gerem a coleta e a produção de registros e documentos que, ao término da pesquisa e/ou sua publicação, são agregados e abertos à consulta pública. Os arquivos de Cultura Contemporânea constituem este setor de documentação, composto pelas coleções abaixo relacionadas e que estão depositadas em comodato na Biblioteca do CFCH da UFRJ.

Relações Raciais

Etnicidade e Imigração

Relações de Gênero

Acervos Pessoais

Avulsos

Revista Z Cultural

Revista Z Cultural é uma publicação eletrônica semestral do Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/Letras/UFRJ – programa de ensino, pesquisa e extensão

Aberta à colaboração de pesquisadores do Brasil e do exterior, publica artigos inéditos em português, inglês e espanhol, divulga discussões e pesquisas inovadoras em torno do eixo cultura e desenvolvimento nas áreas de literatura, arte, design, mídia, arquitetura e urbanismo, meio ambiente e novas tecnologias e conta com a participação regular de pesquisadores do Programa de Pós-doutorado em Estudos Culturais do PACC/Letras/UFRJ, responsáveis pela curadoria dos dossiês de cada número.

Editoras

Beatriz Resende
Heloisa Buarque de Hollanda

 

Editoras Executivas

Agnes Rissardo
Carolina Correia dos Santos