Apresentação

O Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais do PACC é uma experiência acadêmica que pretende estimular a colaboração entre pesquisadores, reunindo especialistas nos campos das ciências humanas e sociais, letras e artes, comunicação, novas tecnologias e meio-ambiente.

Coordenação

Ilana Strozenberg

Principais campos de investigação

  • Modos de Ser na Cidade: diversidade cultural, políticas de identidade e dinâmicas da vida social no espaço urbano.
  • Pós-colonialidade, transmigrações e processos de globalização.
  • Testemunho: religião, individualismo e política na cultura contemporânea.
  • Humanidades Digitais: produção e divulgação de conhecimento no campo das ciências humanas, através das plataformas, ferramentas e registros digitais.

Equipe de supervisores

Pesquisadores Permanentes

André Botelho (UFRJ-IFCS)

Andréa Borde (UFRJ-ProURB)

Beatriz Resende (UFRJ-Letras)

Evandro Ouriques (UFRJ-ECo)

Heloisa Buarque de Hollanda (UFRJ-Letras)

Ilana Strozenberg (UFRJ-ECo)

Marcia Contins (UERJ-PPCIS)

Marco André Schneider (UFRJ-ECo-PPGCI-IBICT)

José Reginaldo Gonçalves (UFRJ-IFCS)

Roberto Bartholo (UFRJ-Letras e COPPE)

Pesquisadores Associados

Alice Fátima Martins (UFG-FAV)

Aparecida Luzia Alzira Zuin (UNIR-RO)

Cleomar Rocha (UFG-FAV)

Heloisa Toller Gomes (UERJ-IL)

Nilson Almino de Freitas (UEVA-CCH)

Metodologia

Os pós-doutorandos e a equipe de pesquisadores se reúnem em encontros mensais, em que são debatidos os projetos em curso, realizadas discussões de textos, oferecidas palestras e realizados pequenos seminários que visam ampliar e aprofundar a abordagem de questões de pesquisa. É desejável que o pós-doutorando compareça a pelo menos 2/3 dos encontros. Este percentual de presenças poderá ser negociado com o supervisor, caso o pesquisador resida em outro estado ou país.

Os encontros ocorrem uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, de 10h às 17h30min. Eventualmente podem ocorrer encontros extras, no espaço do PACC ou em instituições parceiras, organizados pelos pesquisadores de forma autônoma ou em conjunto com a coordenação do Programa.  

Duração e Certificação

  •  Prazo do estágio: doze (12) meses, podendo ser prorrogado por um ou dois semestres.
  • A partir de três meses, o pesquisador deverá apresentar ao grupo os primeiros resultados de sua pesquisa em andamento.
  • Fica a critério do pós-doutorando e de seu supervisor a apresentação oral do relatório final, que por sua vez deve ser encaminhado, pelo posdoc@pacc.ufrj.br, para arquivamento no PACC.
  • O certificado será expedido mediante a aprovação do relatório final pelo supervisor da pesquisa e pela Coordenação do Pós-Doc.

Nossa localização

UFRJ – Faculdade de Letras – Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC – Av. Horácio Macedo, 2151, sala do PACC – Cidade Universitária – Ilha do Fundão – 21941-917 – Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Como Chegar

Contato – posdoc@pacc.ufrj.br     55 (21) 3938-9744