Apresentação

O Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais do PACC é uma experiência acadêmica que pretende estimular a colaboração entre pesquisadores, reunindo especialistas nos campos das ciências humanas e sociais, letras e artes, comunicação, novas tecnologias e meio-ambiente.

 

Linhas de Pesquisa:

  • Modos de ser na cidade;
  • O Pós-colonial latino-americano;
  • Testemunho: religião, política e cultura contemporânea;
  • Humanidades digitais

Os supervisores das pesquisas de pós-doutorado pertencem ao quadro de professores permanentes e associados do PACC.

Os pós-doutorandos e a equipe de pesquisadores se reúnem em encontros mensais, quando são debatidos os projetos em curso, realizadas discussões de textos e oferecidas palestras no campo dos Estudos Culturais. Os encontros ocorrem uma vez por mês, às quintas-feiras, de 10h às 18h.

 

Período de inscrição: fluxo contínuo

Condições para Inscrição: o candidato deve possuir título de Doutorado, reconhecido pela CAPES, qualificação, experiência e produção científica e/ou cultural comprovadas no âmbito dos temas de interesse dos Estudos Culturais.

 

Para participar do Programa de Pós-doutorado em Estudos Culturais é necessário enviar para posdoc@pacc.ufrj.br a solicitação de inscrição no corpo do e-mail, justificando o interesse do seu projeto para a área de Estudos Culturais, anexando o seguinte:

  • Projeto de pesquisa, contendo o cronograma do plano de trabalho e das atividades complementares;
  • Diploma de Doutorado (scanner frente e verso) ou comprovante de conclusão (de preferência certificado ou declaração);

Depois, encaminharemos essa solicitação à coordenação para emitir parecer de avaliação e escolha de supervisor do estágio.

 

Duração e Certificação:

  • Prazo do estágio: doze (12) meses, podendo ser prorrogado por um ou dois semestres.
  • A partir de três meses, o pesquisador deverá apresentar ao grupo os primeiros resultados de sua pesquisa em andamento.
  • Fica a critério do pesquisador visitante e de seu supervisor a apresentação oral do relatório final, que por sua vez deve ser encaminhado, peloposdoc@pacc.ufrj.br, para arquivamento no PACC.
  • O certificado será expedido mediante a aprovação do relatório final pelo supervisor da pesquisa e pela Coordenação do Pós-Doc.

 

O Programa de Pós-Doutorado do PACC/UFRJ é uma experiência acadêmica de ponta, única no país, que pretende estimular a colaboração entre pesquisadores da cultura contemporânea, reunindo especialistas nos campos das ciências humanas e sociais, letras e artes, comunicação, novas tecnologias e questões relativas ao meio-ambiente urbano, interessados em realizar estágio pós-doutoral no campo dos Estudos Culturais.