pos_doc2013_thumbQueridos pesquisadores,

Em virtude do feriado da Proclamação da República e visando os transtorno que ocorrerem nessa época, antecipamos o nosso Pós-Doc para o dia 7 de novembro (quinta-feira), que será realizado na sala João do Rio da Faculdade de Letras – UFRJ (Fundão). Segue abaixo a programação e saiba aqui como chegar.

Local: Sala João do Rio – Faculdade de Letras / Fundão

13h30 Abertura

14h / 14h45 – Apresentação de relatório final Margarita Victoria Gomez: “Ambientes virtuais de aprendizagem na perspectiva dos Estudos Culturais: usos e saberes necessários á educação superior”. Supervisão: Ilana Strozenberg

Sinopse: Na busca por compreender melhor as mudanças educacionais contemporâneas, no período de 2011/2012, sistematizamos e analisamos a dinâmica do uso e/ou apropriação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) por docentes e discentes no processo de formação superior da Universidade Aberta, parte importante do Sistema Nacional de Educação. Esta pesquisa traça e analisa a dinâmica do uso e/ou apropriação dos (AVAs). A formação da pesquisadora em Pedagogia, além da interlocução com profissionais da área da Comunicação, permitiu analisar as noções e conceitos manifestados pelos respondentes do instrumento de pesquisa (questionário e entrevista) ligados ao curso Mídias na Educação e a um curso de Física, de duas universidades federais. A sistematização dos dados, colocados em diálogo com a bibliografia, com os dados do site da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e com as respostas dos participantes mediante entrevista, resultaram na fundamentação e nas considerações finais. A pesquisa e a análise não buscaram verdades, mas saber da atitude perante essa realidade, modos de pensar a respeito da proposta com uso do AVA, ou seja, a questão foi saber como essas pessoas estão pensando sobre a cultura aberta de aprendizagem. Embora a pesquisa indique um uso e/ou apropriação incipiente, as particularidades desses usos e noções levantadas podem subsidiar estudos e/ou planejamento de proposta de ofertas da Universidade Aberta, bem como colaborar com os estudos e publicações ainda pouco presentes na literatura nesta área do conhecimento. O trabalho encontra ressonância no atual desenvolvimento que se refere ao Sistema Universidade Aberta a Distância que se desenvolve com ampla participação popular respondendo ao desafio colocado ás políticas educacionais.

14h45/ 15h45. Debate

15h45 / 16h. Intervalo

16h / 17h45. Rodada de apresentações de trabalhos em andamento ainda não apresentados e Call for Problems geral. Como só teremos tempo para poucas apresentações vamos dar prioridade aos que estão inscritos há mais tempo no Programa:

• Arim Soares do Bem
  • Ana Gilbert
  • Andre Telles do Rosario
  • Cristina  Haguenauer
  • Eduardo Teixeira
  • Heloisa Toller
  • Maria Tereza Lemos
  • Patrícia Silveira de Farias
  • Rôssi Alves-Goncalves

Pedimos aos que forem efetivamente apresentar seu trabalho que façam suas inscrições até segunda-feira (4). Cada um terá cerca de 5 minutos de fala antes de abrirmos o debate.

Aproveitamos para comunicar que o Pós-Doc de dezembro será realizado no dia 17, na Faculdade de Letras e na próxima reunião confirmaremos a programação de encerramento de nossas atividades em 2013.

Detalhe muito importante, por favor, confirmem a presença.

Um grande abraço,
Ilana Strozenberg e Patrícia Farias